quarta-feira, 28 de março de 2012

Edital definirá cidades que receberão incentivos para digitalizar a infraestrutura

Oitenta municípios das 27 unidades federativas do país terão suas conexões de rede internet implantadas e modernizadas ainda em 2012. É o que previu o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, hoje (28), durante a assinatura de lançamento do projeto-piloto e o edital de participação no Cidades Digitais. A previsão de custos para a implantação do projeto é R$ 40 milhões.
O edital lançado hoje prevê, para até dia 13 de maio, o recebimento de propostas que ajudem o governo federal a avançar no projeto, que pretende implantar a infraestrutura de conexão de rede entre órgãos municipais e equipamentos públicos locais. Inicialmente, cada cidade terá 30 pontos de acesso governamental e público. Dessa forma, pretende-se melhorar o acesso da comunidade aos serviços dos governos municipal, estadual e federal.
Também está prevista a instalação de internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação. O governo pretende, ainda, usar essas estruturas para estimular o desenvolvimento local por meio de projetos em parceria com micro e pequenas empresas.
Entre as exigências, está a de a rede ser de fácil manutenção, usando plataformas a partir de softwares livres, e a interoperabilidade para que nenhuma prefeitura fique refém de determinadas tecnologias.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) colocará à disposição das prefeituras financiamento para demais aplicativos e para a implantação da infraestrutura necessária ao programa.
O Cidades Digitais dará preferência a cidades com menos de 50 mil habitantes, localizadas a menos de 50 quilômetros do backbone (redes centrais) da Telebras ou de outras operadoras. Também serão priorizados municípios das regiões Norte e Nordeste.

Fonte: UOL

Do Blog: Essa é uma grande notícia. Cabe aos gestores correrem atrás, com projetos consistentes. Já ficou claro que o dinheiro existe e está disponível. Agora vai da competência de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, porém não há censura. Terei o maior prazer em autorizar o seu comentário, desde que ele não contenha ofensas, palavrões e termos inadequados.